Palestras



Sábado dia 03 às 14:00h

Noções de Segurança e Defesa Pessoal

Palestrante: Rogério Roscio

Perito Criminal em Goiânia/GO, especialista em Crimes contra a Vida; Instrutor de Defesa pessoal com ênfase em Facas, para Policiais e Agentes de Segurança.



Domingo dia 04 às 11:00h

Colecionismo de Lâminas

Palestrante: Roberto Vianna

Minha paixão por lâminas começa na infância,acompanhando meu avô,que era muito hábil no manuseio da faca,quer na cozinha,quer no campo.
Como todo menino de Porto Alegre,eu gostava de fazer pequenos serviços para os vizinhos,como limpar quintal,etc.
E a remuneração normalmente era investida num canivete ou numa faca.
Aí nasceu uma coleção.
Mais tarde fiz carreira na área comercial em Telecomunicações,tendo viajado bastante pelo país.
Então iniciei minha formação em gastronomia,fazendo cursos com D. Nelsa(Xapuri de BH) Sergio Arno, Alex Atala,Neka M. Barreto,Marcello Ramella e outras feras.
Em 2002 trouxe para Porto Alegre o meu amigo Roberto Ravioli,para cozinhar num evento e ministrar aulas.
Isto me oportunizou ser amigo deste que considero o craque restauranter do Brasil.
A carreira em Telecomunicações, a coleção de facas,a paixão por gastronomia foram evoluindo.
A partir de 2005 ocupei diretorias comerciais em empresas nacionais e multinacionais,sempre atento à gastronomia,cutelaria e aprofundei estudos sobre o mundo maravilhoso dos vinhos,estudando com excelentes sommeliers.
Em 2009 fui contratado pelo grupo Bar Brahma de SP para abrir a 1ª casa fora de SP.
O Local escolhido foi Brasília e lá fui eu atrás do sonho de trabalhar com Alimentos e Bebidas.
Lá inaugurei uma linda casa com capacidade para 440 pessoas,com cardápio de Olivier Anquier,com cuja equipe fiz aulas também,sob a capitania de Lelena César,para reproduzir este conhecimento no Brahma Brasilia.
E claro, me aproximei da família cuteleira da capital federal para ajudar no crescimento desta arte maravilhosa por lá também.
O Brahma ficou lindo,passou a andar sob o comando de meus sub gerentes e lá fui eu para São Paulo,voltando à área de telecom numa multinacional de rastreamento veicular,como gerente nacional de franquias.
E pude conviver mais com os amigos paulistas da cutelaria,participar de eventos locais e viver o boom permanente da cidade na área da gastronomia e harmonização de vinhos.
Em 2010 o universo me aproximou da vinícola Irmãos Camponogara, de Dom Pedrito no RS,onde assumi a gerência comercial,tendo a missão de apresentar o vinho da Campanha Gaúcha ao país,voltando ao mercado de vinhos e gastronomia,participando de feiras e bons eventos,sempre próximo da cutelaria artesanal.
Em fevereiro agreguei às minhas tarefas a representação comercial da Camozzi,multinacional de berço Italiano da área de soluções hidráulicas e pneumáticas.
Sou grato à vida,que me deu a Camila(filha,24 anos e pedagoga) e a Luisa(12 anos,estudante),assim como à Rejane,minha mulher há 19 anos e meus pais,Roberto e Terezinha que me educaram e me ensinaram meus valores,com respeito,honestidade e a crença no trabalho e na fé Cristã.
Minha quase militância na cutelaria artesanal focado na faca em estilo chef e para cozinha e churrasqueira me possibilitou dezenas de amigos queridos,que para minha alegria me chamam para palestrar em nossos eventos,cozinhar e assar churrascos.



Demonstração de Forjamento

Sábado dia 03 às 15:00 h

Cuteleiro: Dionatam Franco

Nosso amigo e grande cuteleiro Dionatam Franco, fará uma demonstração de forja, para todo o público presente no evento, na área externa do I.H.C - Instituto Humberto de Campos, local onde realizamos a nossa Feira.
Na oportunidade o Franco estará apresentando e disponibilizando para a venda, uma forja e algumas tenazes de sua confecção, para os interessados.



2 comentários:

  1. Olá pessoal,

    próximo final de semana, dias 03 e 04 de agosto de 2013.

    II F.A.C.A.S - Feira Anual de Cutelaria Artesanal de Sorocaba.

    Local: IHC - Instituto Humberto de Campos

    Rua: Humberto de Campos - 541 - Jd. Zulmira - Sorocaba/SP

    Horário: das 10:00 às 20:00 h.

    venham todos, conhecer e participar de mais este grande evento da Cutelaria Artesanal.

    abs-lac

    ResponderExcluir